Apesar da sua aparência peculiar, quase alienígena, a lampreia é apreciada por muitos portugueses. Para degustar esta especialidade, é necessário dirigir-se ao norte de Portugal nos primeiros meses do ano, pois é no Rio Minho que se pesca a lampreia, considerada por muitos a melhor. Seja à bordalesa, com arroz ou assada, a arte de cozinhar lampreia é uma tradição preservada por muitos restaurantes locais.
Engana-se quem pensa que estas são as únicas formas de cozinhar lampreia. No Festival Gastronómico Sabores da Lampreia, que acontece todos os anos, é possível provar outros pratos como lampreia seca, no forno ou recheada. Um dos melhores momentos para provar a lampreia é no Festival Gastronómico Sabores da Lampreia que, em 2024, realiza-se em S. Pedro da Torre (Valença do Minho) no fim de semana entre 15 e 17 de março.

Mas não se preocupe se não conseguir ir até Valença nesse fim de semana. Até 15 de abril a iniciativa “Lampreia do Rio Minho – Um Prato de Excelência” leva a lampreia à mesa de 23 restaurantes aderentes em Valença. Deixamos algumas sugestões de restaurantes que habitualmente servem esta especialidade
- O Escondido
- Bom Jesus
- Solar do Bacalhau
- Adega do João
- Cristina
- Stop
- Pousada de S. Teotónio
- Fronteira
- Coroa Verde
- Baluarte
Se tiver coragem de cozinhar este bicho tão especial, saiba que pode comprar lampreia aos pescadores locais. Não perca a oportunidade de provar esta iguaria que está disponível por um período muito limitado.
